Pesquise neste Blog e na Web

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Entenda o que é: ANTIVIRUS E COMO ELE FUNCIONA

Algumas vezes, você se questiona se o seu programa antivírus está realmente funcionando e se está realmente te protegendo dos malwares (vírus, trojans, worms, etc.) tanto da internet quanto dos seus outros dispositivos. Utilizarei este termo MALWARES neste artigo que quer dizer Vírus, Trojans, Worm´s, RootKit, Phishing´s e todas as demais pragas virtuais que existem até o momento.
O objetivo deste artigo é dar a você o conhecimento do que é um programa antivírus e como ele funciona.
Todos os programas antivírus do mercado possuem basicamente 2 módulos e se você conhecer cada um deles, perceberá e compreenderá como melhora-los e usa-los.
Existem programas que são chamados de “Soluções para Internet” ou “Internet Security” que é um combo de “Antivirus”, “Programa Firewall”, “Protetor de Emails”, “Protetor de Navegação” e mais alguns outros recursos dependendo do fabricante.
Estarei explicando como funciona o básico, crucial e principal que é o Programa Antivírus e depois, um apanhado geral sobre estes outros componentes que compõe um combo.
O que é um Antivírus?
É um programa que tem a função de localizar Malwares no seu uso diário do computador com ou sem conexão com Internet.
Como funciona um Antivírus?
Um programa antivírus funciona de 2 formas e todos os antivírus do mercado possuem estes dois módulos de localização e ESTES 2 MODULOS DEVEM TRABALHAR EM CONJUNTO para que seu Antivirus seja eficiente:
1 – Modulo de Localização e Eliminação em Tempo Real
Este módulo, é responsável em localizar Malwares em tempo real ou seja, ele verifica tudo que você está fazendo a todo momento. Este módulo é representado por um íconezinho que fica do tray (do lado da hora do computador que aparece no rodapé da tela no lado direito). Ele verifica os arquivos que você abre, fecha (isso mesmo, fecha), as musicas que você ouve, os programas que você executa e as páginas que você navega pela internet. Tudo isso e muito mais é verificado. De-repente você diz: Então eu estou protegido em tudo que faço?
A resposta é NÃO.
E Porque?
A resposta é: Porque este módulo em todos os antivírus do mercado (isso mesmo, todos) vem configurados ou preparados pelo fabricante para somente verificar alguns tipos de arquivos ou extensões de arquivos como por exemplo:  .EXE, .COM, .VBS a alguns outros poucos.
Mas porque o fabricante faz isso e não avisa?
Primeiro porque ele presume que você usará os dois módulos diariamente e regularmente no seu computador.
Segundo, se este módulo verificasse tudo, mas tudo mesmo que você está fazendo (sabendo ou não), seu computador perderia e muito o desempenho e você acharia que sua maquina está uma verdadeira carroça.
Vamos a um exemplo.
Quando você abre uma planilha do Excel, você acha que simplesmente está abrindo um mero arquivo... NADA DISSO.
Ao abrir uma planilha do Excel (que tem a extensão .xls ou .xlsx a partir do Office 2007), você está abrindo junto e sem saber: o programa Excel (que tem a extensão .exe) para gerenciar esta planilha, varias e várias bibliotecas que comunica o Excel com o Windows que são chamadas de Dynamic Link Language (que tem a extensão .dll), arquivos temporários (que tem a extensão .tmp) e mais vários outros tipos de arquivos com as mais variadas extensões ou seja, o simples ato de você abrir uma planilha do Excel, seu computador está abrindo sem que você saiba uma média de 100 arquivos ao mesmo tempo. Até agora você está entendo como funciona a coisa.
Agora, imagine se o módulo do seu antivírus estivesse programado para verificar TUDO que você está fazendo e, num simples ato de abrir uma planilha do Excel, ele sairia verificando cada um dos 100 arquivos que você está abrindo sem que saiba? Percebeu o porque citei que o computador ficaria uma carroça?
Para evitar que isso aconteça e você não fique achando que este ou aquele antivírus deixou seu computador lento, o fabricante pré-configura este modulo de Localicação e Eliminação em Tempo Real para checar as principais extensões como .exe, .com, .vbs e algumas outras poucas.
Entendeu agora porque você não está protegido somente instalando um Antivirus?
E você pode presumir que baseado nisso, alguns Malwares podem entrar no seu computador sem que você saiba e contaminar tudo, inclusive o próprio programa Antivirus.
Sabe aquela hora do almoço, ou num determinado horário, abre uma janela do antivírus e vai começar a checar todo o seu micro???. É desse módulo que vamos falar agora.
2 – Modulo de Localização e Eliminação em Tempo Programado.
Este módulo é responsável em localizar Malwares no seu computador em todos os tipos de arquivos... todos mesmo, até mesmo arquivos temporários de internet (onde a maioria dos Malwares se alojam enquanto você navega pela internet), os arquivos temporários locais (que são criados quando você abre um documento do Word, uma planilha do Excel, uma musica, etc.).
Voce chegou a perceber que seu computador nesta hora fica lento, uma carroça, e qualquer coisa que você vai fazer, demora muito para abrir etc. É neste momento que o seu Antivirus realmente vai verificar tudo mesmo em seu computador e, localizar e eliminar qualquer Malware que o antivírus esteja preparado.
Há pessoas que nesta hora, precisam fazer algum trabalho de emergência e, devido a lentidão do computador, optam por cancelar esta operação que está sendo feita. Neste momento você está deixando de realmente chegar se há ou não algum Malware ou não.
Agora, você já tem o conhecimento de como seu Antivirus funciona, da importância de ter os 2 módulos trabalhando em conjunto e também o porque o fabricante de antivírus não programa o módulo de tempo real par checar tudo.

Dica: Voce quer deixar este módulo mais rápido e terminar em menos tempo? Faça limpeza principalmente de seus arquivos temporarios para que o antivírus não fique perdendo tempo procurando malwares em arquivos que são desnecessários ficar no seu computador. Leia: LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO COMPUTADOR EM MINUTOS

Atualizações.
Porque é importante fazer a atualização do meu antivírus?
As atualizações são importantes porque a cada segundo (isso mesmo, cada segundo) são criados Malwares pela internet afora (leia Entenda o que é: VÍRUS DE COMPUTADOR) e, quando o fabricante consegue identificar essa praga, disponibiliza para que o seu antivírus possa ter condições de localiza-lo em seu computador caso este malware tente entrar ou está nele.

Agora, uma breve citação dos recursos que alguns fabricantes adicionam em um Combo junto com o Programa Antivírus e chamam isso de “Soluções para Internet” ou “Internet Security”.
A maioria destes Combos possuem:
Programa Antivírus: Que você agora já sabe o que é e como funciona.
Programa Firewall: Que significa “Parede de Fogo” que tem a função de fazer uma barreira entre o seu computador e a Internet. Ele localiza endereços de internet que são suspeitos, adiciona em uma tabela de controle e bloqueia o acesso naquela pagina de internet caso de você tentar entrar.
Protetor de Navegação: Este tipo de programa verifica todos os links que aparecem em uma página de internet quando você entra nela, presumindo que você entrará em algum deles. Desta forma, ele antecipa sua ação e te protege de paginas falsas ou links com vírus. Existe um lado contra neste tipo de programa. Imagine você entrar em uma página de Internet onde tem centenas de link´s...? Como o programa não sabe em qual voce vai entrar, ele vai verificar TODOS e isso deixará sua navegação lenta.
Protetor de Emails: Este tipo de programa tem a função de verificar seus emails enquanto ele é “baixado” para seu computador. Se você usa um programa de Email no seu computador como o Outlook Express, Microsoft Outlook, Windows Mail, Windows Live Mail e outros clientes de email que ficam instalados no seu computador, esta ferramenta é eficiente (apesar que o seu Antivírus irá perceber se você baixou um email e vai tentar abrir um arquivo que seja um malware). Se você acessa seus emails através de página da Internet (geralmente chamados de webmail) este programa se torna ineficaz neste caso.
Controle para Pais: Este tipo de programa é muito usado por pais que querem controlar o tipo de informação que os filhos verão na internet. Ele tem a função de bloquear o acesso em páginas que contenham materiais impróprios que engloba pornografia, violência, etc.
Resumindo sobre os Combos: Eles auxiliam na segurança e proteção. Perceba que se você tem um programa Antivírus de boa qualidade, que esteja bem configurado, esteja sempre atualizado e você utiliza regularmente os 2 módulos (Tempo Real e Tempo Programado), estes outros programas que compõe um combo acabam se tornando pouco úteis e além disso, está utilizando recursos e tarefas que deixam seu computador mais lento sem necessidade.

LEMBRE-SE:  A melhor forma de proteção é a conscientização. Não existe proteção no mundo que funcione se você entrar num site desconhecido (até mesmo conhecido) que esteja ou não numa língua conhecida, clicar num link que pede para você instalar alguma coisa e você responde “SIM” ou “YES”!
Prefira sempre informações de sites seguros e com credibilidade.


Esperamos ter contribuido para seu conhecimento e informação.
Deixe um comentário sobre este artigo:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário