Pesquise neste Blog e na Web

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TUTORIAL - Instalando e Configurando o AVIRA Antivirus

O objetivo deste artigo é mostrar um passo-a-passo para você instalar e configurar o seu AVIRA Antivirus de forma eficiente e usando todos os seus recursos de proteção.

Para melhorar e aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre segurança e antivírus, antes de prosseguir indicamos que voce leia:


Vamos agora ao passo-a-passo.

Primeiro faça o download do programa AVIRA Antivirus Gratuito e salve-o em uma pasta de fácil acesso em seu computador. Prefira "Salvar" a "Executar" para evitar possiveis danos no seu Windows se a conexão com a internet cair ou ficar instável.

Instalação:

Vá até a pasta no seu computador onde voce salvou o programa AVIRA Antivirus Gratuito e execute o programa.

Você receberá a seguinte tela:


Clique em "Aceitar" e a tela seguinte será:



Clique em "Avançar" e voce receberá a seguinte tela:



Observe que nesta tela, ele informa que voce pode personaliza-lo. É isto que faremos na sessão "Configuração". Clique em "Avançar" e voce receberá a seguinte tela:


Observe nesta tela de Contrato a informação de que o produto na versão gratuita é somente para fins domésticos (todos os antivírus gratuitos são somente para fins domésticos). Para uso comercial nas empresas, tanto este antivirus como qualquer outro antivírus gratuito do mercado, ele deve ser comprado. Aceite o contrato e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:


Novamente nesta tela, voce tem um aviso de que o uso dele não será para fins comerciais. Marque "Eu aceito que o..." e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:


Deixe estas configurações como estão e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:



Desmarque as opções como aparece na tela acima e clique em "Avançar". Aguarde o processo de instalação e em seguida, voce receberá a seguinte tela:



Desmarque "Mostrar leiame.txt" e clique em "Concluir". A tela será fechada e uma nova tela abrirá para as configurações iniciais durante a instalação. Voce receberá a seguinte tela:



Clique em "Avançar" e voce receberá a seguinte tela:



Voce agora começará a modificar as configurações padrão do produto para melhor desempenho. Marque as opções como estão demonstrado na tela acima e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:


Novamente, marque as opções como estão demonstrado na tela acima e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:


Novamente, marque a opção como está demonstrado na tela acima e clique em "Avançar". Voce receberá a seguinte tela:


Deixe esta opção marcada, esta opção indica que o Antivirus irá verificar a memória RAM (somente a memória RAM) do seu computador antes de prosseguir as proximas instalações. Isto é necessário para evitar que um vírus esteja carregado na memória do seu computador e de alguma forma, impeça o antivirus de ser instalado.
Clique em "Avançar" e voce receberá a seguinte tela.



Clique agora em "Concluir" e aguarde. A instalação termina aqui, esta tela será fechada e uma nova tela de atualização automática abrirá. Veja abaixo a tela de atualização.



Aguarde até que termine a atualização e pronto. Seu Antivirus está instalado e já atualizado.

Você observou que fez alterações diferentes daquelas que o fabricante preparou para voce?
Em seguida, vamos fazer as demais configurações para melhorar ainda mais a eficiencia do Antivírus.

Configuração:

Na sua Área de Trabalho, foi criado um ícone durante a instalação chamado "Centro de controle do Avira AntiVir". Dê duplo clique nele e voce receberá a seguinte tela:


Dentro da tela e acima, clique em "Configurações" e abrirá uma nova tela.
No topo esquerdo, marque a opção "Modo Avançado" e voce terá seguinte tela:


Clique em "Verificações" e deixe marcado as demais opções como está a tela acima. Observe que voce está neste momento configurando o módulo de "Localização e Eliminação em Tempo Programado" ou seja, é o módulo que fará a verificação completa no seu computador geralmente ao meio dia (12:00h). Voce observou que as configurações que veio do fabricante não são tão suficientes assim para uma checagem completa? Leia atentamente o que estas configurações que estamos indicando que voce deixe marcadas irão fazer e voce entenderá como o rastreamento funcionará. Em seguida, clique em "Aplicar" para o programa aceitar as novas configurações.

Agora, do lado esquerdo da tela, clique em "Guard" e voce receberá a seguinte tela:


Esta opção (Guard) é o módulo que faz a Localização e Eliminação em Tempo Real (representado pelo íconezinho vermelho de um guarda-chuva do lado da hora do computador no rodapé de seu monitor).
Uma orientação: Se você tem um computador recente, com um processador acima de Pentium 4 e com Memoria RAM mínima de 500MB, deixe as configurações como está na tela acima. Observe que voce está configurando o "Guard" para checar todos os arquivos em Tempo Real. Se o seu computador for abaixo destas configurações que citamos, sugerimos voce marcar a opção "Usar extensões Inteligentes" e em seguida clicar em "Aplicar".

Agora, Clique em OK e pronto. Seu AVIRA Antivírus está neste momento instalado, atualizado e realmente configurado para ter o seu melhor desempenho, eficácia e proteção máxima do seu computador. Faça bom uso e trabalhe tranquilo(a).

Dica: Todos os Programas Antivírus são fornecidos pelo fabricante com suas configurações "padrão" e todos eles não estão configurados para a melhor eficácia dos seus recursos. Se você gosta de outro Antivirus e prefere usa-lo, sugerimos que voce pesquise como fazer para deixa-lo bem configurado para aumentar ainda mais suas proteções.
Se voce preferir, deixe um comentário neste artigo pedindo um tutorial sobre o programa antivirus de sua preferencia... teremos o prazer em levar até você estas informações.

Importante:
- Mantenha seu Antivírus atualizado e também seu Windows.
- Evite entrar em páginas de internet que sejam suspeitas.
- Evite abrir arquivos e/ou links que voce recebe por email mesmo que este seja de alguem que voce conheça. Se voce receber algum link ou arquivo que voce ache suspeito, confirme com a pessoa que te enviou sobre a veracidade do email e dos link´s e/ou arquivos.



Para melhorar ainda mais o desempenho e a velocidade do seu computador, leia:




Deixe um comentario sobre este artigo:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário