Pesquise neste Blog e na Web

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO COMPUTADOR EM MINUTOS

É comum ver o computador perder desempenho com o passar do tempo, a maioria das pessoas acha isso comum ou inevitável inclusive. No entanto vamos mostrar como otimizar o desempenho da máquina com poucos passos usando ferramentas gratuitas disponíveis no mercado.
Indicamos 2 programas Gratuitos para você usar e deixar seu computador mais rápido e eficiente.
São eles:
Este programa será responsável para fazer a Limpeza de Arquivos Temporários e outros “lixos-virtuais” que as instalações e atualizações de programas acabam deixando no seu computador e que já não tem mais uso.
Clique na imagem para saber mais sobre ele e fazer o Download.



Este programa, será responsável pela Desfragmentação do seu HD para deixar o acesso aos arquivos mais rápidos. Entenda melhor como funciona a desfragmentação lendo: Entenda o que é: DESFRAGMENTAR O HD.
Clique na imagem para saber mais sobre ele e fazer o Download.

Preparativos iniciais
Primeiro remova programas desnecessários no Painel de Controle com a opção Adicionar ou remover programas (nos Windows 98 a 2003) ou Desinstalar um Programa em Programas e Recursos (no Windows Vista e Windows 7). Não remova nada que você não saiba pra que serve.
Dica: Alguns nomes como ToolBar são aquelas Barras de Tarefas que aparecem no seu Navegador da Internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome...) então, se aquelas barras estão tomando espaço na parte superior da tela do seu navegador, ta aí a dica para remove-las.
Ao terminar de Desinstalar os Programas que você achou necessário remover, REINICIE O COMPUTADOR para ter uma melhor eficiência das demais ferramentas que iremos utilizar.

Depois, faça Download e instale os programas CCleaner e UltimateDefrag, ambos são gratuitos e não instalam nenhum componente adicional desnecessário.

Proximo Passo
Certifique-se de que todos os programas estão fechados. Lembre-se: Alguns programas como o MSN Messenger, Skype, GoogleTask e outros, não fecham e sim, ficam minimizados no Tray (do lado do relógio de hora no rodapé da tela).
Execute o CCleaner. Ele fará a Limpeza dos Arquivos Temporarios e vínculos de programas que já não existem mais no computador e faz com que o Windows fique mais lento. Também disponibilizamos para você um tutotial para configurar o CCleaner e deixa-lo supinmpa de eficiência. Leia: TUTORIAL - Piriform CCleaner.
Ao terminar de passar o CCleaner, REINICIE O COMPUTADOR para ter uma melhor eficiência da próxima ferramenta que iremos utilizar.

Ultimo Passo
Novamente, certifique-se de que todos os programas estão fechados. Lembre-se: Alguns programas como o MSN Messenger, Skype, GoogleTask e outros, não fecham e sim, ficam minimizados no Tray (do lado do relógio de hora no rodapé da tela). Repeti este tópico pois existem muitos computadores que os programas são abertos automaticamente.
Execute o UltimateDefrag. Abra o programa e clique em START para iniciar a Desfragmentação. Se você tem mais de um HD no computador ou, um HD dividido em 2 ou mais partições, no topo da tela do UltimateDefrag você pode selecionar a unidade que ele desfragmentará. Disponibilizamos para você um artigo que explica como funciona a fragmentação no seu computador. Leia: Entenda o que é: DESFRAGMENTAR O HD.
Se você criar o hábito de fazer estas operações pelo menos 1 vez por semana, você manterá seu equipamento rápido e eficiente e também, estes passos executarão bem mais rápidos pois terá pouca coisa para ser reparada.
Espero ter contribuído para que seu computador melhore o desempenho.
Leia Também:



Deixe um comentário sobre este artigo:

Um comentário: