Pesquise neste Blog e na Web

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TUTORIAL - Piriform CCleaner

Piriform CCleaner – Tutorial - Descrição, Instalação e Configuração.

Descrição:
É uma ferramenta gratuita que remove arquivos desnecessários do seu HD, recuperando espaço e fazendo com que o Windows rode mais rápido
Ao utilizar seu computador é comum que os programas deixem para trás arquivos temporários, informações desnecessárias de configuração e outros dados que não possuem mais utilidade. Com o tempo, o Windows perde desempenho e o disco rígido fica sem espaço para programas, música, vídeos e outros.
Dessa forma, o computador terá mais espaço para gravar suas fotos, músicas, vídeos e outros programas.

Instalação:
Para fazer a instalação do programa, siga os passos abaixo:
1 – Baixe o CCleaner e salve-o em uma pasta de fácil acesso.
Dica: Nunca instale um programa diretamente do download; sempre prefira Salvar o Arquivo e depois instala-lo. Desta forma você evita que o download pare durante a instalação e danifique seu Sistema Operacional.
2 – Ao término, vá até a pasta que voce salvou e dê 2 cliques no programa para instala-lo.
3 – Siga as Instruções de Instalação e quando aparecer a tela (como esta abaixo), deixe somente as 2 primeiras opções marcadas e prossiga a instalação.

Configuração:
Voce pode deixar o Ccleaner configurado nas opções padrões (default) que ele já dará um bom beneficio em seu computador.
Se você quer melhorar ainda mais o desempenho deste programa, siga os passos abaixo:
1 – Ao executar o programa ele iniciará na sessão “Limpeza”, maximize-a e você terá esta tela:

Do lado esquerdo, você tem além da sessão Limpeza, mais 3 sessões (Registro, Ferramentas, Opções) e vamos usar somente 2 (Limpeza e Registro).
Dentro da tela e do lado esquerdo, você tem varias opções para marcar e desmarcar.
Por padrão, algumas delas vem marcadas. Marque todas elas, EXCETO A ULTIMA. Esta última opção é para percorrer todo o espaço que o Sistema Operacional considera como vazio, e isso fará com que o Ccleaner demore muito dependendo do tamanho do seu disco.
Observe o que é cada uma das opções que você está marcando ou que já esteja marcada para que você tenha um conhecimento melhor da ferramenta.
Em seguida, Clique na aba “Programas” no topo dessas configurações que você acabou de marcar. Aparecerão outras opções para você configurar. Desta vez, marque todas elas se já não estiver marcadas.
Em seguida, clique na aba “Windows” no topo dessas configurações para voltar a tela anterior de configurações.
Esta configuração é necessária somente na primeira vez que você usar o programa. Após feitas, elas permanecerão.

Utilização:
Agora vamos ao uso do Programa e suas ferramentas.

Ferramenta - Limpeza
Tenha certeza que todos os programas (exceto este é claro) estejam fechados para que não interfira.
1 - Clique no botão “Executar Limpeza” que aparece no canto inferior direito do programa.
2 – Na tela que aparecer, marque “Não mostrar esta mensagem novamente” e clique em OK.
3 – Aguarde o processo de Limpeza. Este processo pode demorar até 5 minutos se for a primeira vez que você utiliza e também, dependendo da quantidade de arquivos temporários existir no seu computador.
4 – No termino, ele mostrará no topo da tela a quantidade de espaço que foi liberado no seu computador e um histórico do que foi removido.
5 – Clique novamente no botão “Executar Limpeza” e aguarde o processo. Desta vez ele levará segundos e o resultado da quantidade de espaço liberado tem de aparecer 0 bytes. Caso ainda não apareça, repita novamente este passo até que 0 bytes apareça no topo da tela.
* Se você chegar a passar essa opção por mais de 4 vezes e o resultado final aparecer e permanecer alguns poucos bytes, considere que a limpeza foi feita. Isso pode acontecer caso você tenha algum programa aberto como Skype, Messenger, Google Talk e Antivírus.

Ferramenta - Registro
Após a execução da Ferramenta Limpeza, vamos ao uso da Ferramenta Registro para procurar Erros no Registro e elimina-los. Estes erros são caminhos de programas que já não existem mais no Windows, ele fica procurando-os e isso deixa-o mais lento.
1 - Do lado esquerdo da tela, clique na sessão “Regitro”.
2 – Observe que todas as opções já estão marcadas por padrão. Conserve-as assim.
3 – Clique no botão “Procurar Erros” que aparece abaixo na posição central da tela e aguarde que a ferramenta procure Erros no seu Registro do Windows.
4 – Ao terminar, todos os erros encontrados aparecerão na tela e observe que eles já estão todos selecionados. Clique no botão “Corrigir erro(s) selecionado(s).
5 – Aparecerá uma tela perguntando se deseja fazer um backup das informações que serão removidas. Fica a seu critério fazer este backup ou não. Em todos os nossos testes e utilizações, nunca foi necessário utilizar este backup pois o que é removido são erros de caminhos não encontrados. Se optar por não fazer, clique em “Não” e, na tela seguinte que aparecer, clique em “Corrigir todos os erros selecionados” e aguarde.
6 – Repita os passos de 3 a 6 até que apareça “Nenhum erro encontrado”. Pode ser necessário fazer estes passos (de 3 a 6) umas 4 vezes para limpar por completo.
Pronto, seu equipamento já está limpo de arquivos temporários e seu registro está limpinho e bem mais rápido.
Nossa sugestão é que você utilize essa ferramenta semanalmente para manter seu equipamento sempre limpo de lixos-virtuais.
Dica:
Utilize esta ferramenta em conjunto com o Desfragmentador de Discos (leia o artigo “Entenda o que é: DESFRAGMENTAR O HD para melhor compreenção).
Utilize o Ccleaner primeiro e depois o Desfragmentador.

Nosso Comentário sobre esta Ferramenta:
Existem vários outros programas que faz o mesmo tipo de trabalho. Dos diversos que testamos, o CCleaner demonstrou ser o mais eficiente e não danificou em nada os sistemas em computadores com os mais diversos programas instalados.

Espero que este artigo tenha deixado você mais informado sobre esta ferramenta e os benefícios que ela traz.

Para Download do Programa, clique aqui


Leia também:

Entenda o que é: FORMATAR O HD

Deixe um comentário sobre este artigo:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário