Pesquise neste Blog e na Web

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Entenda o que é: FORMATAR O HD

A formatação de um HD (Hard Disk ou Winchester, ou Disco Rígido) é um processo relativamente corriqueiro e bastante difundido atualmente entre a maioria dos usuários, tanto em ambiente doméstico quanto corporativo. O ato de formatar é comumente associado a melhoras de desempenho, bem como a uma possível recuperação de um dispositivo específico. Sua denominação fala por si só: provém de “formato”, ou seja, dar formato para aquele dispositivo.


Acessível a qualquer usuário, os recursos básicos para formatação de um dispositivo podem ser encontrados praticamente em todos os sistemas operacionais. Além disso, existem ferramentas específicas que utilizam diferentes abordagens, as quais visam sanar determinados problemas que possam ser encontrados comumente entre os principais meios de armazenamento. Infelizmente, a formatação de um dispositivo pode sanar problemas lógicos encontrados, mas dificilmente conseguirá resolver erros físicos existentes na superfície do meio (no máximo tentará isolar o problema).


Tipos de formatação


Formatação física: Ao final de um processo de construção de um HD, faz-se necessária uma preparação de sua superfície, para que posteriormente possa receber adequadamente dados de um sistema operacional. Essa é a chamada formatação física, a qual é realizada somente na fábrica que desenvolve o meio especificado. Posteriormente, o dispositivo ainda terá que ser formatado de forma lógica, visando adequar-se ao sistema operacional que abrigará.

Para entender melhor como funciona todo esse processo, imagine um disco de vinil que acabou de ser prensado. Ele apresenta irregularidades na superficie e ela precisa ser tratada e polida para depois receber as trilhas e as musicas.

Formatação lógica: É o tipo mais conhecido e utilizado por grande parte dos usuários de computador. O meio de armazenamento é estruturado via software, de forma que possa abrigar futuramente informações requisitadas pelo usuário. Ao realizar-se uma formatação lógica, é criado o chamado sistema de arquivos de acordo com formato estipulado pelo sistema operacional utilizado. Em contradição à formatação física realizada na fábrica, podem-se realizar inúmeras formatações lógicas sempre que necessário, e sem que com isso o meio de armazenamento seja prejudicado (ao contrário do que muitos usuários acreditam).


Quando a formatação lógica acontece, ela percorre toda a superficie do disco rígido criando milhões de setores numa linha contínua onde estes, receberão os arquivos que serão gravados.
Num exemplo ilustrado, seu disco ficará assim:


Aqui está ilustrado até o numero 15. Seu HD chega a ter milhões de setores dessa forma e em sequencia.

Pegando-se o exemplo do disco de vinil apresentado na formatação física, pense que a formatação lógica será a criação das trilhas que separa uma musica da outra. As musicas neste caso, serão seus arquivos que serão gravados entre estas trilhas.


Deixe seu comentario sobre o artigo:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário