Pesquise neste Blog e na Web

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Entenda o que é: DESFRAGMENTAR O HD


A desfragmentação de disco é uma tarefa importante e necessária para manter o seu computador ágil. Muitos administradores de rede e usuários ignoram esse importante detalhe e com isso deixam de obter um desempenho maior do Windows devido à excessiva fragmentação dos discos rígidos. O objetivo deste artigo é explicar em detalhes o que é a fragmentação, desfragmentação e a melhoria que ela causa, além de oferecer dicas e downloads para você fazer a desfragmentação de seus discos.


Embora todas as versões do Windows venham com um aplicativo próprio para desfragmentação (exceto o Windows NT) que funciona corretamente e é suficiente para a grande maioria das pessoas, existem programas de desfragmentação no mercado que são muito mais sofisticados do que aquele que vem no Windows, permitindo uma desfragmentação de maneira mais eficiente.

Analisamos os seguintes desfragmentadores do mercado:
- Piriform Defraggler (gratuito).
- Ultimate Defrag (gratuito).

O melhor deles foi o Ultimate Defrag, que além de apresentar uma aparência atraente ao usuário, também se mostrou mais eficiente na desfragmentação.

O que é Desfragmentação ?
Quando seu HD é formatado pelo Sistema Operacional (Leia: Entenda o que é: FORMATAR SEU HD), são criados milhões de setores e cada um destes setores receberá dados quando estes forem salvos. Um único arquivo utiliza vários destes setores.

A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são gravados e/ou constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos).
Isso faz com que a leitura e gravação dos mesmos sejam muito mais lentas do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".

Vamos a um exemplo para que você entenda:
Embora seu HD tenha milhões de setores de espaço livre, usaremos nas ilustrações de 1 a 15 para melhor compreenção.
Você pegou um novo computador com tudo prontinho para uso. Seu HD tem espaço livre aos montes e está esperando você começar a utilizá-lo.
Ele (ilustrativamente) se apresenta assim:
Suponha que você tem 4 arquivos no seu email ou pendrive que você vai salva-los no seu computador. Os arquivos são:


Documento do Word chamado:  carta.doc
Planilha do Excel chamado:  despesas.xls
Apresentação do Power-Point chamada:  saudade.ppt
Um arquivo de Música chamado: boemia.mp3


Você então copia o arquivo “carta.doc” para seu computador e ele ficará salvo assim:
Agora, você vai copiar o arquivo “despesas.xls” para seu computador, e ele ficará salvo assim:
Agora, você vai copiar os outros dois arquivos restantes (saudade.ppt e boemia.mp3 respectivamente) para seu computador, e eles ficarão salvos assim:
Inicialmente estes arquivos estão desfragmentados, isto é, cada um de seus arquivos está numa seqüência de setores.

Suponha agora que você quer alterar seu documento do Word “carta.doc” e incluir mais alguns textos. Ao salvar este arquivo, ele será salvo assim:

Suponha agora que você quer alterar seu documento do Excel “despesas.xls” e quer incluir mais algumas informações. Ao salvar este arquivo, ele será salvo assim:

Agora, vamos para uma tarefa corriqueira e vamos ver como vai ficar.
Suponha agora que você quer tirar o cabeçalho do documento “carta.doc” pois você acha que ficará melhor assim sua carta, você retira e salva o documento. Em seguida, você quer tirar algumas informações da sua planilha “despesas.xls” que está no centro dela e você achou que aquelas informações não eram relevantes, e em seguida salva o arquivo. E por ultimo, você cansou de ouvir a musica boemia e resolveu apagá-la do seu computador.
Veremos como ficaram os setores no seu HD:
Conclusão: veja como os arquivos ficaram fragmentados nos setores após algumas poucas alterações! E observe que este exemplo envolve apenas 4 arquivos, sendo que durante um dia de trabalho em um computador, não é incomum haver modificação em centenas de arquivos utilizados pelo usuário e também pelo sistema operacional.

Em servidores a situação torna-se ainda mais complicada pois dependendo do seu uso, é possível que haja modificação em milhares de arquivos em um único dia de trabalho - imagine o grau de fragmentação dos arquivos neste servidor depois de algumas semanas - ou meses!

Por que a Desfragmentação deixa o computador mais rápido ?

Por um motivo muito simples: o computador consegue ler e gravar no disco rigido, arquivos contidos em seqüência de setores de maneira muito mais rápida do que arquivos que estão distribuídos em dezenas (ou centenas) de setores. Quando você desfragmenta um HD utilizando um bom programa de desfragmentação (como o UltimateDefrag), praticamente todos os arquivos que estavam fragmentados agora estão em uma sequencia de setores, agilizando muito o acesso a eles - o que na prática significa maior velocidade de trabalho.
Note que para o computador ler no disco rígido apenas os arquivos “carta.doc” e “despesas.xls, ele terá de ler e procurar os pedaços espalhados pelo disco todo, quando então, ele poderia ler numa sequencia e trazer os arquivos mais rápido para você na tela caso ele estivesse desfragmentado - como indicado na imagem abaixo com os arquivos após a desfragmentação:
Melhorou bastante não? E a leitura deles será muito mais rápida.


Dicas importantes sobre Desfragmentação:
- Antes de realizar a desfragmentação, tenha certeza que nenhum outro aplicativo atrapalhará essa tarefa: proteção de tela, recebimento de e-mail, verificação de antivírus (apenas verifique se não há nenhuma tarefa programada para os próximos minutos, não havendo necessidade de desativar o antivírus).
- Não subestime a necessidade de desfragmentar o HD pois ele costuma fragmentar-se com o uso constante.


Deixe seu comentario sobre o artigo:


.

Um comentário: